top of page

A casa amarela: a construção de um espaço e um diálogo interdisciplinar.


Nesse bimestre, as turmas de 3º ano conheceram as instalações do artista Hélio Oiticica. Aprenderam sobre essa forma de arte que permite entrar ou sair, passar ou ficar. Placas amarelas compõem essa obra de Hélio Oiticica.

Essa cor também esteve presente na coleção “A casa amarela”, cujo os textos foram apresentados aos pequenos leitores nas aulas de Português.

A partir da junção de textos e obra de arte, as turmas criaram espaços, lembrando ou imaginando lugares do nosso mundo. Construíram paredes, telhados, desenhos, pinturas, fotografias e colagens. Uma casa. Um lugar novo para o qual queremos te convidar. Entre e fique a vontade que a casa amarela é nossa:

“Tenho um espaço que é só meu.

E nesse espaço uma janela.

Eu habito o meu espaço e deixo lugar para quem quiser entrar.

Minha família e meus amigos, são os primeiros a chegar.

Tem um espaço que é todo nosso.

Que se instala na nossa na escola.

É uma casa feita de histórias contadas durante as aulas.

Nessa casa eu me demoro e construo o meu abrigo.

Um quadrado forma a minha janela.

Círculos, triângulos e retângulos a circundam.

São muitas janelas.

São muitos amigos.

Nossas janelas são de diversas cores, mas nossa casa é amarela.”

A instalação poderá ser apreciada no Dia da Cultura.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page