top of page

Fugindo dos estereótipos: projeto promove reflexão e crítica acerca da beleza real

Leia a matéria publicada pela revista Appai Educar sobre o projeto "Fugindo dos Esteriótipos" , desenvolvido durante as aulas de Design com as turmas do 9º ano do colégio.

A ideia do projeto surgiu da percepção do crescente estímulo dos meios de comunicação à padronização da beleza e da forma perfeita. Dessa maneira, tornou-se fundamental problematizar junto aos alunos a forma como a mulher é retratada nas propagandas e nas campanhas publicitárias. A professora executante do projeto, Elaine Ladeira, que leciona Artes Visuais e Design, percebeu que era necessário conversar com os alunos sobre a temática e assim convidá-los a questionar e repensar a representação feminina. “Nesse sentido, o trabalho estimula a aceitação de uma beleza múltipla e não como algo construído e que muitas vezes prende a mulher a um padrão virtual e inatingível”, conta a professora.


De acordo com a coordenadora da equipe da disciplina de arte, Janaína Russeff, como a escola é um espaço plural onde as crianças e jovens convivem com o diferente, é imprescindível criar espaços democráticos de discussão para contribuir na formação cidadã e integral dos alunos.


“Trazer assuntos que abarquem temáticas contemporâneas, como preconceito, intolerância, representatividade etc., é propiciar que os jovens sejam capazes de expor suas ideias e opiniões com clareza, desenvolver sua escuta afetiva, participar de debates de maneira respeitosa e dialógica. Habilidades essenciais para resolverem demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”, enaltece a coordenadora.


Para a coordenação, a experiência da realização deste projeto contribuiu para a formação de atores sociais críticos e participativos, com uma leitura de mundo mais consciente, aptos a lidar de forma positiva com as situações práticas da vida.


Para ler a matéria completa CLIQUE AQUI

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page