top of page

Teatro de sombras: um diálogo interdisciplinar


Neste 2º bimestre, nas aulas de Teatro, as turmas de 4º ano conheceram o teatro de sombras e suas diferentes possibilidades cênicas. Para adentrarem ao universo, os alunos foram apresentados ao teatro de sombras, a partir da lenda chinesa. Segundo a lenda, no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", do contrário ele seria decapitado. O mago, com medo do seu destino, usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina e ordenou que no jardim do palácio fosse armado uma cortina branca contra a luz do sol. Assim, no dia apresentação fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.

Dando continuidade ao projeto, foram convidados a transformar trechos do livro, trabalhado nas aulas de português, “ Nuno descobre o Brasil” em silhuetas e criaram seu próprio teatro de sombras.

Ao final do bimestre apresentaram suas produções para os colegas de turma. Com essa experiência os alunos entendem que o livro não se esgota em si, ao contrário, é um passaporte para novas descobertas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page