Fugindo de esteriótipos: a beleza real nas ilustrações de Evelyn Queiroz.
- Elaine Ladeira e Renata Esposito
- 3 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
O consumo exagerado de produtos estéticos, as tendências inconstantes da moda, manchetes em revistas vendendo ideias mirabolantes para a forma perfeita, estimulam a padronização da beleza.
Nesse bimestre, as turmas de 9º ano mostraram que a mulher é plural e não se encaixa em padrões pré-determinados. Os alunos foram convidados a conhecer as obras da artista Evelyn Queiroz que produz ilustrações e grafites sobre o universo feminino, sem esteriótipos.
Inspirados nas ilustrações da artista, os alunos criaram composições com foco no universo feminino, retratando os diferentes corpos e estilos, destacando com frases os problemas enfrentados pelas mulheres com relação a padrões de beleza e de comportamento idealizados.
Com os trabalhos é possível perceber que devemos ampliar as possibilidades para que as mulheres sejam valorizadas, pelo que são e como são. Os cartazes estimulam a aceitação diante dos padrões construídos pela sociedade. Com essa composição o 9º ano abre espaço para a reflexão sobre a liberdade de ser.