• Dapnhe Lavoie, Elaine Ladeira e Thais Boulanger

O sentido social das máscaras nas sociedades tradicionais africanas


As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da cultura africana. Para muitos povos africanos, elas representavam um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.

Entendendo a importância de estreitarmos o diálogo com as culturas de matrizes africanas, durante as aulas de Arte Visuais, os alunos do primeiro ano foram apresentados às histórias dos povos africanos e mergulharam no mundo mágico das máscaras.

Para iniciar as criações partiram da indagação : Qual a finalidade do uso das máscaras africanas? Pesquisaram sobre seu uso ritualístico , descobriram as suas funções, materiais e cores. A pergunta inicial abriu caminhos para um instigante mergulhar na cultura africana e para o entendimento de que as máscaras têm antes de tudo uma função social.

Após observarem as máscaras africanas originais, foram convidados a reproduzir com o corpo o que observavam. Criando assim, divertidas e assustadoras caretas faciais.

Inspirados nas descobertas corporais, se envolveram com muito entusiasmo na confecção das suas próprias máscaras. Para encerrar a atividade, cantaram e dançaram com as suas máscaras de maneira lúdica e prazeirosa.

#arteafricana #culturaafricana #3ºbimestre #fundamentalI #máscaraafricana

0 visualização
Deixe sua
mensagem

© 2017. Todos os direitos são reservados

Concepção e criação do projeto  Janaína Russeff

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now