top of page

A beleza das cores de pele


- Alguém me empresta o lápis cor de pele?

Essa é a pergunta mais dita nas aulas de Arte. Mas cor de pele de quem? Partindo deste questionamento a equipe de Arte resolveu desenvolver um trabalho inspirado no projeto Humanae da fotógrafa brasileira Angélica Dass.

Descobrir quem somos e como somos, qual a nossa identidade, reconhecer a nossa origem e trabalhar a aceitação mútua foram nossas inspirações.

Para realizar o projeto, aulas foram divididas nas seguintes etapas:

1ª etapa:

-Apresentação da artista Angelica Dass e do Projeto Humanae. Recurso utilizado: slide

- Experimentar e descobrir as diferentes cores de pele por meio das tintas, aplicar as cores no braço e perceber qual se aproxima do seu tom de pele.

- Pintar a cor descoberta numa folha de papel canson A4.

2ª etapa:

- Produzir o autorretrato na folha de papel canson A4 com a cor referente ao seu tom de pele.

3ª etapa:

-Assistir ao video da palestra da artista Angelica Dass no TED.

- Realização de um debate com a turma sobre o vídeo, a artista, experiências vividas ou presenciadas sobre racismo, preconceito e bullying. Proporcionar aos alunos o lugar de fala.

4a etapa:

- Registrar por escrito as experiências e escrever uma carta para a artista Angelica Dass. As cartas serão entregues pessoalmente à artista.

5ª etapa:

- Assistir ao filme "Estrelas além do Tempo" em inglês "Hidden Figures".

Em processo

Por entendermos que as produções artísticas devem ir para além dos muros da escola, a prof Renata Esposito fez contato com a artista para compartilhar nossas produções. Angélica adorou o projeto da Equipe e vai inclui-lo em seu Facebook, junto com imagens de outros alunos de outras escolas mundo afora que desenvolveram ou estão desenvolvendo trabalhos semelhantes. Essa foi a reação do 6º Tijuca ao receber a notícia

Arte e educação, estreitando os laços e ampliando os diálogos.

Hoje foi o dia de encontrar com a artista Angélica Dass, fotógrafa brasileira que inspirou o projeto da Equipe de Arte: A beleza das cores de pele. A prof Renata Esposito, principal entusiasta, encontrou com a artista para entregar as cartas produzidas pelos alunos do 6° ano do Colégio Qi.

Este trabalho será exposto no final do ano nas unidades do Colégio QI quando acontecerá o Dia da Cultura.

Aguardem!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page