top of page

A montagem colaborativa do espetáculo teatral: pré-produção


Unidade: Tijuca

Turma: 8º ano

Objetivo:

- CARACTERIZAR e IDENTIFICAR as etapas da criação deuma peça teatral: pré-produção e produção.

- CARACTERIZAR e IDENTIFICAR as funções teatrais para acriação de encenação baseada no conceito de ProcessoColaborativo: intérprete, cenógrafo, figurinista, iluminador e sonoplasta.

- DESENVOLVER e PRODUZIR projetos artísticos para acriação dos elementos da encenação teatral: cenário, figurino,iluminação, e sonoplastia.

Descrição: As turmas do iniciaram o processo de montagem do espetáculo teatral. Durante esse bimestre irão conhecer o passo a passo da montagem de uma peça. Tudo será concebido e produzido por eles com a orientação da professora. Neste momento estamos na fase de pré-produção. Quando as equipe concebem seus projetos artísticos.

As turmas foram divididas em equipes de trabalho - interpretação, cenário, figurino, sonoplastia, iluminação e programação visual-, para criarem o projetos que serão, num segundo momento, produzidos por cada equipe.

É importante salientar que o processo colaborativo no ensino do teatro na educação básica permite que os alunos construam, a partir de suas experiências e vivencia de mundo, a escritura cênica de maneira coletiva onde o jogo do aluno/ator é a mola motriz da criação. Esta experiência não é centrada na preparação de uma apresentação teatral, mas em um processo colaborativo que propicia a ampliação do repertório estético e cultural do aluno. Esta dinâmica permite que os alunos alarguem o entendimento do fazer teatral que não é centrado apenas na figura do ator, é resultado do trabalho coletivo de artístas (sonoplasta, iluminador, figurinista, programador, cenógrafo e diretor).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page