top of page

O corpo e a expressão não verbal na cena teatral: a pantomima e o gromelô como recurso expressivo

  • Bruno Seixas, Isabela Netto
  • 4 de abr. de 2019
  • 1 min de leitura

Uma das atividades mais divertidas que tivemos nesse primeiro bimestre foi a criação de cenas sem o uso da palavra, quando as turmas do 4º ano puderam conhecer e entender o universo da pantomima e de Marcel Marceau assistindo vídeos do artista.

Inspirados pelas descobertas partiram para a prática e criaram cenas de pantomima. Utilizando apenas o corpo como suporte expressivo, perceberam que é possível contar uma história com início, meio e fim sem o uso da palavra.

O trabalho em equipe e a não utilização da palavra como forma de comunicação, foram aspectos muito interessantes descobertos por eles que propiciou o alargamento dos saberes e da expressividade teatral.

Aproveitando o processo de aprendizado da Pantomima, quando entendemos que a palavra não é a única forma possível de comunicação com o público, as turma conheceram o Gromelô, o idioma inventado no teatro . Os alunos usaram toda sua criatividade para criar palavras que não existem para substituir as que utilizam normalmente no seu cotidiano, percebendo, dessa forma, que muitas vezes não é necessário falar tanto, pois a palavra pode ser usada de forma precisa e necessária. Os alunos criaram cenas de pantomima com Gromelô e se saíram muito bem, tornando a atividade muito engraçada e fazendo com que todos se concentrassem para assistir e entender o que estava acontecendo em cena.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Deixe sua
mensagem

© 2017. Todos os direitos são reservados

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Concepção e criação do projeto  Janaína Russeff

bottom of page