top of page

A criação de agências publicitárias


Um problema foi apresentado para as turmas de nono ano, nas aulas de Design. Os alunos formam agências de criação e se reúnem. É hora de criar! As ideias surgem em suas mentes, percorrem um caminho, ganham força. O burburinho na sala anuncia que tiveram um insight: aquela “luz” surge e uma ideia nasce. O processo na mente vai se transformando, e o que era abstrato se torna concreto: cria-se algo novo para o mundo real!

O desafio? Criar uma campanha. Para quem? Para uma empresa. As agências foram contratadas e precisam desenvolver não apenas o logotipo da empresa, mas também para um dos produtos oferecidos por ela e ainda pensar na identidade visual para a embalagem desse produto.

Passada a fase em que surge a ideia, a euforia dá lugar ao momento de experimentar tudo aquilo que foi absorvido. É chegado a hora de produzir. Composições diferentes vão surgindo. O logotipo da empresa, relacionado ao campo em que atua; o logotipo do produto, a sua funcionalidade; e, a composição da embalagem, que é criada para se destacar em relação ao concorrente. Cores, formas, imagens e a diagramação dos textos – tudo é pensando para atingir o público alvo da empresa.

As criações são em alguns momentos coletivas, explorando a capacidade do aluno de trabalhar em grupo e dividir as suas ideias, e em outros momentos individuais, explorando a autonomia dos alunos para produzir conteúdo.

Finalmente as agências finalizam as suas produções, e do processo de criação surgem ideias originais e criativas! A atividade é intensa e exige do aluno concentração e energia, mas ao final os resultados nos fascinam e são surpreendentes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page