top of page

Os Bichos: uma nova apresentação sobre


Professor: Elaine Ladeira Turma: 1º ano

Unidade: Recreio Objetivo: - IDENTIFICAR as múltiplas possibilidades do novo fazer artístico. - RECONHECER o interagir como forma ampliada de perceber e fruir a Arte Moderna e a Contemporânea. - PRODUZIR esquemas imagéticos que apontem para um fazer artístico consoante com o tempo presente.

Descrição da atividade: Criação de composição tridimensional e interativa a partir da investigação e releitura das obras de Lygia Clark.

Material utilizado: tinta guache e papelão

Para a pesquisadora de arte Maria Alice Milliet, Lygia Clark é entre os artistas vinculados ao concretismo, quem melhor compreende as relações espaciais do plano. A radicalidade com que explora as potencialidades expressivas dos planos, leva-a a desdobrá-los, como nos Casulos (1959), que são compostos de placas de metal fixas na parede, dobradas de maneira a criar um espaço interno. No mesmo ano, participa da 1ª Exposição Neoconcreta. O neoconcretismo define-se como tomada de posição com relação à arte concreta exacerbadamente racionalista e é formado por artistas que pretendem continuar a trabalhar no sentido da experimentação, do encontro de soluções próprias, integrando autor, obra e fruidor. Inicia, em 1960, os Bichos, obras constituídas por placas de metal polido unidas por dobradiças, que lhe permitem a articulação. As obras são inovadoras: encorajam a manipulação do espectador, que conjugada à dinâmica da própria peça, resulta em novas configurações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page