top of page

Surrealismo inspirado em Salvador Dali e Magritte


Unidade: Botafogo

Objetivo: Os alunos identificaram, caracterizaram, apreciaram e desenvolveram composições artísticas apresentando conceitos relativos à ideia de Vanguardas artísticas.

Descrição da atividade: Colagens utilizando imagens de jornais e revistas, intervenções com lápis de cor e canetinha sobre o Surrealismo tendo como referência os artistas Salvador Dali e Magritte.

•Atividade sobre surrealismo TÉCNICA - COLAGEM e Desenho artista Dalí, Magrite

•Composição elaborada a partir da utilização de matérias de texturas variadas ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem a ele associada.

•Materiais:

•DIVERSAS IMAGENS DE REVISTAS OU JORNAIS, PAPEL FORMATO A3 OU CARTOLINA BRANCA, COLA, TESOURA, REVISTAS VELHAS, JORNAIS, LÁPIS, LÁPIS DE COR, CANETINHA OU PASTEL.

•Seguindo as etapas:

•1.Escolhas imagens diversas. Recorte e cole na folha fazendo uma composição surpreendente e inesperada e impossível. .

•Exemplos:

•A figura de uma tigela de cereais colada no papel pode tornar-se o barco no qual uma família de pessoaos desenhadas à mão ou de camundongos coloridos com giz de cera navega em um estranho oceano. Ou ainda, a figurado rosto de uma mulher pode ser utilizada em um desenho como o rosto de um animal como um leão, um cachorro ou um urso. Recortes de moedas podem ser colados em um desenho que represente flores. As possibilidades imaginativas são infinitas.

•As colagens e assemblages constituem mais uma expressão caraterística da lógica de produção surrealista, ancorada na ideia de acaso e de escolha aleatória, princípio central de criação para os surrealistas. A célebre frase de Lautréamont é tomada como inspiração forte: '"Belo como o encontro casual entre uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de dissecção". A sugestão do escritor se faz notar na justaposição de objetos desconexos e nas associações à primeira vista impossíveis, que particularizam as colagens e objetos surrealistas. Que dizer de um ferro de passar cheio de pregos, de uma xícara de chá coberta de peles ou de uma bola suspensa por corda de violino? Dalí radicaliza a idéiade libertação dos instintos e impulsos contra qualquer controle racional pela defesa do método da "paranoia crítica", forma de tornar o delírio um mecanismo produtivo, criador.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page