top of page

O melodrama


O melodrama é um gênero teatral que começou a se desenvolver na França no século XVIII, influenciando as artes dramáticas até os dias atuais. No Brasil, o gênero fez muito sucesso nos palcos cariocas no final do século XIX e tornou-se um influente estilo interpretativo. Nas aulas de Teatro, de todas as unidades, os alunos do 5° ano serão apresentados ao Melodrama e ao movimento teatral do período. Inspirados pelo estilo interpretativo, durante as aulas das profs Isabela e Janaína, as turmas criaram cenas melodramáticas e reconheceram as influências do gênero nas novelas mexicanas e no Neymar!

Num segundo momento, com a professora Janaína, as turmas foram apresentadas as maneira de produção teatral da época, quando as companhias de teatro produziam peças teatrais em larga escala e ocupavam os palcos cariocas com apresentações de segunda à segunda. Então, divididos em equipes de trabalho, as turmas criaram suas próprias Cias de Teatros, criaram seus repertórios e apresentaram no palco do Teatro Trianon.

A estreia aconteceu no Dia da Cultura, quando as Cias apresentaram e convidaram os responsáveis a participar também.

Com a professora Isabela as turma do Metropolitano foram apresentadas ao dramaturgo Arthur Azevedo ( um importante homem de teatro dessa época) e à sua obra. Selecionaram alguns esquetes e, inspiradas pelo estilo de interpretação e pela Belle Èpoque, encenaram para a turma.

Finalizado esse momento decidiram que gostariam de trabalhar as cenas para apresentar no Dia da Cultura.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page