top of page

A festa dos mortos e os altares mexicanos: arte e cultura latino americana


Os alunos do sexto ano do colégio QI observaram a cultura e arte mexicana através da artista Frida Kahlo, caveiras e criaram altares de seus entes queridos.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que começa no dia 31 de outubro e se estende até o dia 02 de novembro. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade .

"Segundo Oscar Lopez, do portal Latin Times, a ocasião é uma das tradições mais importantes celebradas no México, e está focada em lembrar e homenagear familiares e amigos que faleceram. O mais interessante é que, além de muitos enfeites e caveiras, existe um elemento que não pode faltar na comemoração - e ele é criado a partir de uma variedade de itens simbólicos.

Estamos falando dos altares que são montados nas casas, escolas e até em locais públicos, e que trazem uma série de objetos da cultura mexicana e do catolicismo, assim como itens que remetem à época dos antigos conquistadores espanhóis. Os altares também contam com fotos dos falecidos, alimentos e bebidas que eles curtiam em vida, e até antigas peças de roupa. " Fonte Lantin Times/Oscar Lopez)

Na Unidade Freguesia, o encerramento da atividade se deu com a produção da Festa Mexicana. Quando os alunos puderam celebraram a vida numa linda festa mexicana. Houve a exposição de arte , música e gastronomia mexicana!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page