top of page

Com que roupa eu vou ?


Unidades: Freguesia, Méier, Recreio, Rio2 e Tijuca

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Qi estiveram intensamente envolvidos no tema “roupa”. Partiram da potente simplicidade do olhar de criança, curioso e inventivo, na brincadeira prazeroza de criar e trocar as roupas de um boneco de papel. Nesse momento já pudemos ver que atualizar uma brincadeira do passado aproximou nossos estudantes do fazer em liberdade. No espaço do corpo do boneco não existiam regras ou espectativas e a amplitude da imaginação teve seu espaço para fluir. Tiveram também no campo do debate o pensamento desenvolvido coletivamente em rodas de conversa sobre o que vestimos e por que o fazemos, em produtivo processo de contextualização. Além disso, em criações coletivas desenvolveram trabalhos sobre a indumentária, a moda e a história, onde silhuetas davam a forma do tempo e os alunos atualizavam essa forma com o acréscimo de texturas fazendo da história uma base para a livre expressão, e da criação, caminho vívido para o conhecimento. Assim foi criada a poética linha do varal do tempo que tecemos no nosso bimestre, com bordados de brilho, sorriso e emoção.

Para iniciar os trabalhos, a prof Bete Madureira pensou em uma atividade muito especial. Pediu que os responsáveis enviassem para a aula uma das primeiras peças de roupa da criança, sem que ela soubesse.

O dia que cada aluno abriu o embrulho, foi num clima recheado de afeto que envolveu os laços familiares na construção desse conhecimento, rememoraram suas histórias a partir da primeira roupa.O objetivo da atividade foi refletir sobre importância que a roupa tem na História da humanidade e iniciar os projetos artísticos do bimestre.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page