top of page

Estranhos começos: arte rupestre


Unidades: Freguesia, Méier, Rio2, Recreio e Tijuca

Ignoramos como a arte começou, tanto quanto desconhecemos como teve início a linguagem. É impossível entender estes estranhos começos se não procurarmos compreender melhor essas pinturas mais antigas quanto qualquer outro vestígio existente do engenho humano. Há descobertas ( 15.000a.C. a 10.000 a.C.) nas paredes das rochas na Espanha e no sul da França. Os exemplares mais antigos de pintura cuja datação é razoavelmente confiável estão na Caverna de Chauvet, na França, criadas em torno de 32 mil anos antes do presente e no Brasil, por exemplo, é possível encontrar vários sítios de arte rupestre pré-histórica. O maior deles se encontra no Parque Nacional da Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí

A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos. Em outros casos, suas mãos serviam como uma espécie de carimbo nas paredes.

Os alunos do primeiro ano se entusiasmaram com as descobertas dos pigmentos utilizados nas pinturas rupestres e com os animais desenhados nas paredes. Imaginar como viviam em um momento tão longe de nossa história atual suscitou diversos questionamentos. Aprenderam um pouco mais desse homem primitivo da Era Glacial. Eles se animaram em usar a técnica de carvão como os próprios homens pré históricos também faziam. Construíram uma caverna para colocar os seus trabalhos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page