top of page

Linguagem Corporal e Diferentes padrões de beleza na Contemporaneidade Representação da figura human


Unidades Botafogo, Freguesia, Metropolitano e Tijuca,

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio trabalharam, sob orientação da professora de História da Arte Renata Siciliano Esposito, a representação imagética da figura humana na história da arte, o corpo e seus desdobramentos, os conceitos do belo, beleza e seus múltiplos contornos, a linguagem corporal e diferentes padrões de beleza na contemporaneidade.

A partir desses tópicos, surgiu uma análise crítica sobre a representação da figura humana na publicidade. Observamos a exposição de um único padrão de beleza. Modelos brancos, magros, loiros e nus. A figura humana exposta com a representação de uma única imagem repetidamente. Geralmente a exposição do corpo feminino. Sendo que, em muitos casos, há uma exposição depreciativa e exacerbada da figura humana feminina. A figura humana é vendida seguindo um padrão que muitas vezes não questionamos qual é. Há uma mercantilização do corpo como este sendo um produto e objeto de consumo.

O trabalho propõe uma reflexão sobre este tema utilizando figuras humanas encontradas em diversos tipos de anúncios publicitários. As figuras foram colocadas em bandejas de isopor, fazendo uma comparação com as bandejas de carnes que encontramos nos supermercados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page