top of page

Instalações: Artista ser político ser social


Turma: 1º ano

Unidade: Botafogo

Objetivo : identificar e explicar as mudanças no papel do espectador e as múltiplas possibilidades do fazer artístico.

Descrição da atividade:

Entre. Todos estão falando. Ouça o que eles estão dizendo. Você é convidado para participar. Escreva sua frase seu pensamento e coloque no mural.

Assim o público presente era convidado para entrar na Exposição Artista: Ser político Ser social.

Ferreira Gullar, Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa, Leonardo da Vinci, George Bernanrd Shaw, Pablo Picasso, Johann Goethe, Sebastião Salgado, Candido Portinari, Nele Azevedo, Tasila do Amaral, Marina Abramovic, Simone de Beauvoir, Ariano Suassuna, William Shakespeare e Rubem Valentim são artistas, escritores e filósofos que realizaram e realizam trabalhos artísitcos e literários com viés político e social.

Nesta instalação podemos observar frases ditas por eles (elas estão na parte de trás do encosto da cadeira), as imagens de seus rostos (na parte da frente do encosto da cadeira) e objetos que remetem às suas obras (delicadamente postos no acento da cadeira).

As cadeiras estão dispostas em um círculo. A reunião, o encontro entre eles, acontece com um propósito, em comum: falar sobre o artista ser politico e ser social. A cor vermelha da cadeira remete ao elemento sangue. O tecido líquido que circula por todo corpo, elemento que iguala todos os seres humanos. Aqui o elemento faz paralelo com a arte. Arte que une todos os artistas citados.

No centro do círculo uma pergunta:

O que seria do mundo sem as coisas que não existem?

Esta instalação propõe uma reflexão sobre quem somos, o que fazemos e o que é arte.

O público é convidado para participar deste encontro escrevendo a sua frase e seu pensamento numa folha de papel e colocando no mural.

Todos tem voz. Todos serão ouvidos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page